A Sky Sports e a BBC fecharam acordo por três temporadas para a transmissão do campeonato feminino por £ 21 milhões de libras, o equivalente a R$ 160 milhões de reais.
O acordo para transmissão da Super League Inglesa (WSL) é histórico não só pelas cifras envolvidas, mas pelo destaque que será dado às transmissões.
A Sky apresentará até 44 partidas do principal campeonato feminino inglês, sendo o mínimo de 35 a serem exibidos como evento principal da emissora.
A BBC exibirá 22 jogos ao vivo por temporada na televisão aberta inglesa, com um mínimo de 18 na BBC One e BBC Two.
Os 75 jogos restantes estarão disponíveis no FA Player, o serviço de streaming online da Football Association.
Sky Sports has announced a three-year deal with the FA to become the primary broadcaster of the @BarclaysFAWSL from September 2021 ✍️
— Sky Sports (@SkySports) March 22, 2021
Pela primeira vez, o acordo foi negociado em separado ao futebol masculino. “É um acordo que muda e transforma a Super Liga Feminina Inglesa (WSL)”, disse Kelly Simmons, diretora de futebol feminino profissional da Federação Inglesa.

Da porcentagem dos £ 7 milhões anuais destinados aos clubes, uma parte será dividida igualmente entre os 12 times e o restante dividido pela posição na liga, não pelo número de partidas transmitidas.
A garantia da melhor exposição dos espetáculos garantirá maior força para negociação de patrocínios, além de angariar fãs, potenciais consumidores dos produtos dos clubes.
A medida também servirá de grande termômetro mundial. A depender dos resultados de audiência, impulsionará demais mercados a investir no futebol feminino.
A modalidade ainda engatinha no Brasil quando se trata de investimento e exposição. Entretanto, demonstra bons sinais de evolução, com a transmissão das finais dos principais campeonatos em TV aberta, TV paga e redes sociais.
A falta de investimento é justificada pela falta de retorno financeiro. A baixa audiência se justifica pela falta de exposição. Esse acordo da Sky e BBC pode se tornar o ponto de guinada para a explosão da modalidade no mundo.