Encerramento PL

E termina mais uma Premier League

Spread the love
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Marcada pela pandemia e pelo Liverpool, Premier League 2019-20 mostrou porque é a liga mais forte do planeta.

Foi emocionante até o último minuto, literalmente. A PL 2019/20 teve decisões na última rodada sobre rebaixamentos, vaga na Liga dos Campeões, vaga na Liga Europa, luva de ouro, artilharia e até aposta se o Lingard iria fazer um gol ou não na temporada.

Fora o campeão, o vice e o último colocado Norwich, já definidos há muito tempo, o resto foi um Deus nos acuda.

Liverpool, com um time misto, chegou aos 99 pontos batendo o Newcastle, enquanto Manchester City goleou o já rebaixado Norwich em um treino de luxo visando o jogo contra o Real Madrid na Liga dos Campeões.

Vamos começar pela briga na parte de cima da tabela. Chegaram na última rodada, Manchester United (63 pontos) contra Leicester (62 pontos), Chelsea (63 pontos) contra Wolverhampton (59 pontos).

Os três primeiros disputavam duas vagas na Champions. Já os Wolves, do técnico português Nuno Espírito Santo, queriam garantir sua vaga na Liga Europa.

As 14 finalizações do Leicester não foram suficientes e acabaram derrotados por 2 a 0. Terminaram o campeonato na quinta colocação, conquistando a vaga na Liga Europa (com sabor de derrota, pois chegaram a estar 14 pontos a frente do United).

Além da disputa aberta desse jogo, outro tempero foi acrescentado ao “novo normal” da PL: Gol do Lingard. Brincadeiras à parte, Lingard, após mais de um ano sem marcar no campeonato inglês, sacramentou a classificação do United já nos acréscimos.

Chelsea bateu o Wolves por 2 a 0 e garantiu também sua vaga na Liga dos Campeões. Já o time de Nuno viu o Tottenham empatar com o Crystal Palace e se igualar em número de pontos e, nos critérios de desempate, ficar com a esperada vaga da Liga Europa.

Na parte de baixo da tabela, acabaram rebaixados, junto ao Norwich, o Watford – derrotado pelo Arsenal – e o Bournemouth, que até ganhou do Everton de Ancelotti, mas não foi o suficiente para evitar a ida à Championship (segunda divisão), já que seu concorrente direto ao descenso, Aston Villa, conseguiu empatar contra o West Ham.

Portanto, pela classificação direta na PL: Liverpool, City, United e Chelsea representarão a Inglaterra na próxima Liga dos Campeões. Leicester e Tottenham o farão na Liga Europa.

Sobre boas surpresas e grandes decepções, temos que falar de Wolverhampton e Aston Villa.

Os Wolves fizeram excelente competição, acabaram em 7º lugar, a frente do Arsenal, por exemplo. Disputaram a vaga na competição européia até o último instante, mas perderam pro Chelsea.

O técnico Nuno fez um grande trabalho, com um time recheado de jogadores portugueses, além do bom artilheiro mexicano Raúl Jimenez e do ala espanhol, Adama Traoré, que muitas vezes vinha do banco para mudar a partida.

Ainda estão vivos na Liga Europa, enfrentam o Olympiacos da Grécia. Vale a pena acompanhar até onde vai o sucesso desse time e o que poderão fazer na próxima temporada.

Já o Aston Villa, um dos mais tradicionais clubes da Inglaterra, retornou para a primeira divisão nesta temporada e quase foi rebaixado novamente.

Fez inúmeras contratações, mas não viu o resultado que esperava. Fora Jack Grealish que fez um bom campeonato, nada mais funcionou no time. O Villa terminou um pontinho à frente da zona de rebaixamento.

Não querendo retornar em polêmicas, mas foi exatamente um ponto que o Villa conseguiu no empate contra o Sheffield. Que só terminou assim graças a não marcação de um gol por erro do VAR ao não verificar que a bola havia, nitidamente, entrado.

E para a próxima temporada, o que esperar?

Além de Liverpool e City, Chelsea cresceu no final da competição e está fazendo boas contratações (Timo Werner e Ziyech e talvez Kai Havertz).

Outro bom candidato é o gigante Manchester United. O português Bruno Fernandes chegou ao time e só falta fazer chover. Arrumou o meio campo, animou Pogba e deu gás ao ataque de Martial, Rashford e Greenwood. Fora a possível contratação de Jadon Sancho que seria a cereja do bolo.

Premier League sendo Premier League. Que venha a próxima temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>